Reino Unido autoriza e vacinação contra Covid-19 deve ser iniciada na próxima semana no país

Por Portal Opinião Pública 03/12/2020 - 14:01 hs
Foto: Freepik

O ministro da Saúde britânico Matt Hancock anunciou, nesta quarta-feira (2), a aprovação de um plano de vacinação em massa contra a Covid-19 no Reino Unido para a próxima semana, utilizando a vacina produzida em conjunto pelas empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. A ideia é de que o sistema de saúde público do país disponibilize as 10 milhões de doses do primeiro lote.

A medida foi aprovada pela agência reguladora britânica e deverá imunizar, inicialmente, profissionais da saúde, idosos e pessoas que residem ou trabalham em casas de repouso. Já as campanhas deverão ser realizadas em hospitais devido a necessidade de armazenamento da vacina em temperaturas inferiores a -70ºC.

Um dia antes do anúncio do início da vacinação no Reino Unido, a Pfizer – junto de outra empresa farmacêutica, a Moderna - já havia pedido uma autorização à Agência Europeia de Medicamentos para a utilização de sua vacina em toda a Europa. A decisão levará em conta dados sobre a segurança e eficácia das doses e deverá sair entre os dias 29 de dezembro e 12 de janeiro.